Djair Guilherme da Silva Junior

Applied Theatre teacher

Based in
São Paulo, Brazil
Also teaches in Sao Paulo
Djair Guilherme da Silva Junior | Applied Theatre teacher

Make an enquiry Phone: 11 8208 9745

Djair Guilherme é ator, formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2001.

É integrante da Cia dos Gansos de Teatro, formada por ex-alunos da ECA/USP que completou dez anos de existência em 2009. Com a Cia dos Gansos, realizou as montagens “Escombros” e “O rei dos urubus”, ambas selecionadas para o projeto Viagem Teatral do SESI São Paulo, nos anos de 2008 e 2009.

Por seu trabalho em “O rei dos urubus” foi indicado duas vezes ao prêmio de melhor ator coadjuvante, nos festivais de Piracicaba e Pindamonhangaba.

Em cinema, atuou no longametragem “Dois Coelhos”, de Afonso Poyart, com estréia prevista para 2011 e atualmente faz parte do elenco confirmado para o longametragem “Corda Bamba” de Ugo Giorgetti.

Seu trabalho mais destacado é a websérie “O que que é isso?”, dirigida por Rodrigo Meirelles e com roteiro de Nina Crintsz, Thiago Dottori e Adriana Falcão, que produzida pela O2 Filmes para o provedor Locaweb.

O seriado, pioneiro no brasil, foi fenômeno no Youtube nos meses de julho e agosto de 2008. O personagem “Cabeça”, interpretado por ele, foi um dos mais populares da série.

Djair Guilherme também é cenógrafo, formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2001.

Desde 1996, sua pesquisa em cenografia alia humor negro e o uso imprevisto de máquinas.

Seu primeiro cenário foi para o espetáculo curto "Mesmo sem ter culpa de nada, o frio é de matar", de Arthur Belloni, em 1996, pelo qual recebeu a indicação de melhor cenografia no Festival Curta Teatro do SESI Sorocaba.

Depois disso, fez a cenografia do espetáculo "Mais um", de Cássio Pires, com direção de Ana Roxo em 2005. O espetáculo acontecia em dois vagões do Metrô, que foram resolvidos com andaimes de construção civil, lâmpadas fluorescentes e bancos confeccionados.

No SESC Vila Mariana, criou a interface interativa para a videoinstalação "Windmaker", de Kika Nicolela, em 2007. O vídeo exibido era editado ao vivo, através de uma interface acionada pelo vento gerado por quatro ventiladores na sala e que faziam mover mobiles produzidos pela artista plástica Beth Lima. O movimento dos móbiles era detectado pela interface e pelo software e isso selecionava o trecho do vídeo a ser exibido.

Em 2008, sob a direção de Marcelo Lazzaratto, realizou a cenografia de "O rei dos urubus", texto de Leonardo Cortez. A peça se passa em dois ambientes: a sala de reuniões e o cenário do programa de tv. A mudança de um ambiente ao outro acontecia através da iluminação e da mudança de função de um único móvel, que se transformava em poltrona para o programa de TV e em mesa, para a reunião. No fundo do cenário, barras de cores e nos quatro cantos, cinzeiros, delimitando o ringue onde o embate entre os personagens acontecia.

Por fim, em 2010, realiza a cenografia de "Rua do Medo", do mesmo Leonardo Cortez e também sob a direção de Marcelo Lazzaratto. A sala de estar de uma família de classe média alta foi resolvida com a construção de uma espinha de peixe gigante, como objeto de decoração, um piso de mármore delimitando a área da cena e cinco puffs esféricos e perolizados. Completa o cenário a criação de uma mesa de centro, utilizando uma banqueta comum e uma lata de filme com iluminação embutida, que serve de suporte a um aquário onde fica um pequeno tubarão que se move de forma automatizada.

Services

Aimed at: Beginner, Intermediate and Advanced.

Make an enquiry Phone: 11 8208 9745

Last login: 10 years 33 weeks ago


Add the first review

Write a review

Don't be shy, say hello. We'd love to hear from you.


[email protected]

Stay safe

School of Everything is all about meeting up in the real world. Here are some tips on how to arrange your learning and teaching safely.